Altímetros da BAR

Conforme as regras das categorias competitivas de apogeu-alvo (H), durante a competição cada equipe deverá usar obrigatoriamente no mínimo um altímetro comercial a bordo do seu minifoguete.

As equipes que não possuem altímetro comercial podem solicitar o empréstimo de um altímetro da BAR, através da Organização do Festival, para fazer o registro do voo do seu minifoguete. 

O altímetro comercial que a Organização do Festival irá disponibilizar às equipes interessadas é o Micro Altímetro Universal (MAU)

Seu manual está disponível aqui.

O MAU possui as seguintes características:

De acordo com o fabricante, o Microaltímetro Universal foi projetado para que possa ser embarcado mesmo em foguetes-modelos muito pequenos. O aparelho possui um pequeno barômetro eletrônico capaz de medir amostras de pressão atmosférica várias vezes por segundo. Estas amostras são armazenadas na memória de um minúsculo computador de bordo, o qual calcula a altitude com relação ao nível do mar a partir de valores de pressão do ar. Como a pressão diminui à medida que o foguete ganha altitude, a diferença entre as altitudes instantâneas no solo e no ápice do vôo será igual a altura máxima do voo a partir de seu ponto de lançamento. Esta altura máxima é informada em decímetros (1 décimo de metro) através do LED assim que o altímetro é ligado: se, por exemplo, o voo mais recente atingiu a marca de 3586 decímetros (ou 358,6 metros), o LED piscará sequências de 3, 5, 8 e 6 flashes com intervalos de 1 segundo entre cada sequência.

O altímetro pode ainda ser conectado a um computador para que se faça a extração dos dados gravados durante o voo. Todos os usuários do Microaltímetro Universal têm acesso ao conjunto de drivers necessários e a uma planilha especialmente preparada para realizar a extração, tratamento e plotagem dos dados de voo em um gráfico de altura versus tempo.

Dimensões do MAU 

Micro Altímetro Universal (MAU) 

Para o altímetro não ser danificado

Para o altímetro não ser danificado e ser possível obter a trajetória do minifoguete após o voo, é obrigatório:

Orifícios de ventilação

COM 1 LINHA DE 3 ORIFÍCIOS

Para usar este altímetro recomenda-se fazer pelo menos 3 orifícios entre o interior e o exterior da fuselagem do minifoguete, aonde ficará o altímetro. Os 3 furos devem ter 120º de separação e entre 1,6 e 2 mm de diâmetro. Para garantir o funcionamento adequado do altímetro, melhor ainda é fazer 2 linhas de orifícios, cada uma em um nível diferente.

COM 2 LINHAS DE 4 ORIFÍCIOS

Veja um exemplo com 2 linhas de 4 orifícios cada. Uma linha pode possuir ângulos diferentes da subsequente de modo que o orifícios fiquem alternados e melhor distribuídos na fuselagem do foguete.

Outras recomendações importantes

Aqui, o Prof. Carlos Henrique Marchi (UFPR) apresenta em vídeo um exemplo de minifoguete em dois módulos que atende à recomendação: Vídeo.

MF LAE-109 com MAU

MAU no MF LAE-109 (GFCS/UFPR)