Perguntas Frequentes

Atualização: 10/01/2024

1. Como é feito o cálculo e pagamento das taxas da minha equipe?

As Taxas referentes a cada equipe podem ser calculadas pela própria equipe com base nas informações disponibilizadas na página "Inscrições e Taxas", atentando ao nível da equipe e data da submissão.

PARA PAGAR: Toda vez que a equipe enviar uma inscrição, seja da equipe, motor ou minifoguete, a organização do evento responderá por e-mail com a confirmação do recebimento da inscrição anotado na Certidão de Equipe  (PDF). Nesse documento anexo no e-mail também constará o valor a ser pago e em outro anexo estarão os dados do pagamento da BAR. A equipe pode fazer um PIX ou Transferência Bancária para a BAR.

Após pagar, a equipe deve responder o e-mail com o respectivo comprovante.

Em caso de dúvidas, favor entrar em contato com a organização do evento no e-mail: foguetes.bar@gmail.com, ou utilize o grupo de participantes no WhatsApp.

2. Minha equipe não irá lançar minifoguetes nas categorias competitivas. É melhor nos inscrevermos como equipe ou como espectadores?

Somente as equipes participantes tem direito à:

Equipes e seus fogueteiros são personalidades distintas. Dessa forma, não basta apenas inscrever a equipe, seus membros que vão participar do evento precisam adquirir seus ingressos de Fogueteiros na Even3.

Dessa forma, se sua equipe quer ter os direitos de equipe participante, a melhor forma é inscrever a equipe e seus membros adquirirem os ingressos de Fogueteiros.

3. Qual a diferença entre Fogueteiro e Espectador?

Os Fogueteiros são os membros das equipes que se inscreveram no evento e vão participar das categorias competitivas ou educacionais. Esses participantes tem acesso a todas as atividades do evento, incluindo visitas.

Os Espectadores são os participantes que desejam vir ao evento assistir aos lançamentos. Também permitimos que os espectadores participem das cerimônias, minicursos e palestras.

4. Qual a diferença entre Categoria Competitiva, Educacional e de Demonstração?

As categorias competitivas são aquelas em que as equipes se inscrevem para competir entre si, isto é, buscam cumprir da melhor forma o objetivo de cada desafio, em busca das premiações. Nessas categorias (H-XXX) as equipes devem utilizar foguetes próprios, com motores comerciais ou não-comerciais (fabricados pela própria equipe), a depender da regra específica para cada categoria competitiva. Se sua equipe vai competir, deve fazer a inscrição de seus minifoguetes e motores se estes forem não-comerciais.

As categorias educacionais são no formato Workshop e tem como objetivo permitir que as equipes que nunca fizeram um foguete à propulsão sólida, ou que tem pouca experiência na área, ainda não possuindo minifoguetes aptos a competir em alguma das categorias competitivas, possam participar do evento. Visando que essas equipes não sejam excluídas do evento, mas sim tenham nele uma oportunidade de crescimento e preparo, as categorias educacionais são exclusivas as equipes que não competirão em nenhuma categoria do evento, isto é, só podem se inscrever nos workshops as equipes que não intencionam participar de alguma categoria competitiva.  Se sua equipe não vai competir, pode se inscrever em alguma categoria educacional, ou seja, algum workshop.

Os workshops podem ter custo de inscrição, a depender dos materiais a serem utilizados.

As categorias educacionais não possuem premiação.

A categoria Demonstração é voltada única e exclusivamente à exibição de projetos de empresas/startups em voo, com o intuito de demonstrarem suas capacidades tecnológicas e operacionais ao público durante o evento.

5. Qual a diferença entre Minicurso (MC), Workshop e Palestra?

Workshops são oficinas práticas que envolvem construção e lançamentos de foguetes e tem como objetivo dar as equipes participantes, não competidoras, a experiência de lançar um foguete no Festival. Os workshops são as categorias educacionais do evento. Exclusivamente voltado a equipes que não participam das categorias competitivas.

Minicursos são pequenos cursos dados por professores, fogueteiros de alta experiência comprovada ou profissionais do setor aeronáutico, espacial, de defesa ou correlatos, com o intuito de gerar conhecimento aos participantes. Geralmente possuem taxa de inscrição, revertida ao ministrante. Tem duração de 90 minutos (1h20).

Palestras são apresentações de professores, fogueteiros, profissionais de áreas de interesse do público do festival, entidades, etc. O objetivo é apresentar ideias, introduzir temas e abrir discussões. Tem duração de 1 hora.

6. Os(Aa) Profs.(as) de cada equipe pagam inscrição?

Sim, orientadores são considerados parte integrante das equipes e pagam o ingresso de Fogueteiro normalmente. O mesmo caso a equipe seja de espectadores.

7. A taxa é a mesma para equipes competidoras e educacionais?

Sim. O que muda é o que a equipe pagará além da inscrição de equipe:

8. Sobre categorias exclusivas:

Nas categorias livres todos os fogueteiros, estudantes ou não, podem competir. Já no caso das categorias exclusivas, cada uma é voltada a APENAS um nível de ensino.

Por exemplo:

Nas categorias exclusivas ao ensino médio SÓ PODEM competir equipes deste nível.

Isso significa que as equipes de ensino médio só podem competir na categoria exclusiva a elas? NÃO!

As equipes de ensino médio podem competir na categoria exclusiva ao EM, disputando com apenas outras equipes também de ensino médio, como também podem disputar todas as categorias livres, disputando com todas as demais equipes participantes.

Resumidamente, uma equipe de nível médio pode participar de todas as categorias de nível livre, mas somente escolas de ensino médio podem participar das categorias exclusivas a esse nível de ensino. O mesmo para as categorias exclusivas ao ensino fundamental, se houverem.

9. É fornecido hospedagem e alimentação?

Não. Hospedagem, transporte, alimentação etc. é de responsabilidade dos participantes.

Não encontrou o que precisava?

Se mesmo após ler o regulamento e o site ainda houver alguma dúvida, envie-a para a Rede BAR: Clique aqui.

Ou envie um e-mail para a organização do evento: frmf.nordeste.bar@gmail.com